Entrevista: Mário Kohn

Mário Kohn é vocalista da banda paulista Eyes Of Gaia. Formado em canto erudito pela Faculdade de música Carlos Gomes, começou a desenvolver técnicas de rock e heavy metal por conta própria. Dividido entre o seu projeto principal, as aulas, um projeto acústico e uma banda de bares o vocalista ainda arranjou tempo para responder a Via Nocturna.

Olá Mário! Obrigado pela tua disponibilidade. Podemos falar um pouco de toda a tua atividade em torno da música? 
Claro que sim. É um prazer.

Em primeiro lugar, podemos começar pelos Eyes Of Gaia. Podes descrever um pouco em que consiste musicalmente este projeto?
O Eyes of Gaia é uma banda de heavy metal que traz diferentes influências de cada integrante da banda, como hard rock, power metal, metal extremo, etc.

Quem está contigo neste projeto?
São os meus amigos Betto Cardoso, Bruno Tourino, Rodolfo Liberato e Paulo Virtuoso.

Neste momento estão a trabalhar no vosso álbum de estreia, The Power Of Existence. Como estão a decorrer as coisas?
Tivemos muitos atrasos mas finalmente estamos prestes a lançar o álbum de estreia.

Já há data prevista de lançamento do disco?
Sim, janeiro de 2015.

A produção está a cargo do Edu Falaschi. Como foi trabalhar com ele? Qual foi o seu input?
O Edu é um grande músico, tem grandes ideias e ajudou muito nos arranjos. O trabalho com ele e com o seu irmão Tito Falaschi foi realmente muito bom e divertido.

Chegaram a abrir para os Dragonforce. Como foi a experiência?
A abertura do show dos Dragonforce foi uma experiência única, uma banda de alta qualidade, e ao contrário do que esperávamos, tivemos um grande retorno do púbico.

Ultimamente tens publicado vídeos a interpretar temas conhecidos como Save Me, Cryin’ e Black. De que forma surgem esses vídeos? Estas performances não têm nada a ver com os Eyes Of Gaia, pois não?
Não, esses vídeos são feitos para mostrar o que posso fazer além dos Eyes of Gaia, e assim me divulgar como artista e professor de canto.

Para além dos Eyes Of Gaia tens essa atividade como professor. O que despoletou o início dessa atividade?
Faço aulas de canto desde minha adolescência. Em 2001, a pedido de alguns conhecidos, comecei a dar aulas de canto. Quando vi que realmente música era o que eu queria para minha vida, ingressei na faculdade e não parei mais.

Que área que ensinas?
Dentro das aulas de canto minha especialidade é o rock, mas acabo por dar aulas de outros estilos também. Além de canto dou aulas de teoria musical e musicalização infantil.

Sei que tens formação em canto erudito. Onde fizeste essa formação?
Comecei pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) com o professor Carmo Barbosa, e depois transferi o curso para a Faculdade de Música Carlos Gomes.

Como se passa do canto erudito para o rock/metal?
Fui fazer canto erudito justamente pela base técnica que vi ser necessária para cantar heavy metal. No Brasil o curso de canto popular nas universidades é algo muito recente.

Em que outros projetos estás envolvido para além destas atividades?
Tenho uma banda para tocar em bares chamada Rock Top, e também um projeto acústico com meu grande amigo Tiago Sorensen.

Mais uma vez obrigado! Queres deixar alguma mensagem?
Gostaria de agradecer a oportunidade e aguardem o Eyes of Gaia em 2015 com muitas novidades.

Comentários